Periodontia

Especialidade odontológica relacionada ao periodonto – gengiva e osso ao redor do dente.

Alguns problemas periodontais mais agressivos, se não diagnosticados e tratados em tempo hábil, causam grande perda óssea localizada ou generalizada e podem ter, como sequela, a perda de alguns ou todos os dentes da boca. Ao contrário do que se pensava, essas doenças não dependem simplesmente da deficiência da higiene bucal e sim de fatores genéticos, imunológicos e, especificamente, da contaminação por alguns tipos de micro-organismos altamente agressivos, que podem atingir jovens, adultos e idosos.

Por isso é importante que o profissional esteja atualizado para intervir no inicio da doença ou a médio prazo, fazendo uso de medicamentos microbianos específicos, de forma sistêmica e/ou local, durante os procedimentos terapêuticos clínicos, que podem ser complementados por procedimentos cirúrgicos. Então, é importante que se observe que um quadro patológico como gengiva inflamada, sangramento com secreção purulenta e/ou bolsas gengivais de profundidade variada com mobilidade dental, se tratado a tempo e de forma adequada, nem sempre determina a perda dos dentes, como ocorria no passado.

Hoje, muitos pacientes com idade acima de 50 anos apresentam-se com perda parcial ou total de dentes e usam próteses parciais (pontes móveis ou fixas) ou totais (dentadura) em virtude de não terem realizado o tratamento no momento e forma adequados.

Rua Sebastião Domingues, 49 - Mogi das Cruzes - SP - 11 4796.1075

© 2021 Copyright - Todos os direitos reservados