Endodontia (Canal)

É a especialidade que trata dos problemas da polpa do dente, que, popularmente, é chamada de nervo. A polpa está localizada no interior do dente, é formada por vasos sanguíneos e inervações e é responsável pela nutrição e sensibilidade dentária.

Quando ocorrem problemas pulpares, o paciente, geralmente, queixa-se de dor espontânea ou decorrente da mastigação e sensibilidade prolongada com estímulos térmicos de quente e/ou frio. Após essa fase, pode ocorrer a formação de fístulas decorrentes de abcesso (pus formado dentro do osso). As lesões da polpa dentária podem ser causadas por cáries profundas, fraturas dentárias ou traumatismos.

O tratamento endodôntico é indicado em função da inflamação irreversível ou necrose da polpa. Consiste em remover a polpa ou o material necrótico que se forma no interior da câmara pulpar (espaço interno delimitado pelas paredes calcificadas do dente). O tratamento é realizado em uma única sessão ou, em alguns casos, são necessárias sessões adicionais. Este tratamento evita a alteração do tecido ósseo ao redor da raiz do dente.

É importante considerar que o tratamento endodôntico pode ser simples ou complexo em função de características estruturais de cada dente e de cada pessoa. Hoje, as técnicas utilizadas proporcionam maior índice de sucesso.

Rua Sebastião Domingues, 49 - Mogi das Cruzes - SP - 11 4796.1075

© 2021 Copyright - Todos os direitos reservados